Psicologia
Psicologia
A Psicologia é a ciência que estuda e procura compreender o comportamento humano, partindo não só dos comportamentos visíveis, mas também daquilo que os motivam, pensamentos, sentimentos e emoções, e de que forma é que a pessoa se relaciona consigo mesma e com o mundo que a rodeia. Sendo esta uma ciência que pode desenvolver-se em várias áreas, uma delas é a Psicologia Clínica.
Assim, a Psicologia Clínica é a área da Psicologia, que se debruça sobre o estudo do comportamento humano, procurando perceber os processos mentais internos, sejam eles pensamentos, sentimentos ou emoções, que acabam por se refletir no comportamento da pessoa, seja a forma de falar, de agir, ou de se sentir consigo mesmo ou em relação a outras pessoas e ao mundo em geral.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Psicologia no geral, e a Psicologia Clínica em particular não tem lugar apenas quando há dificuldades, ou doença, mas sim sempre, quer seja numa perspetiva de prevenção psicopatológica, para procurar evitar o desenvolvimento de algumas doenças ou perturbações, na redução de situações de risco, e no geral na promoção da saúde mental, que implica muito mais que apenas a ausência de doença, nomeadamente o sentir-se feliz e bem consigo mesmo, com as pessoas que o rodeiam e com as coisas que faz.
Nas consultas de Psicologia Clínica, o Psicólogo começa por fazer uma Entrevista Clínica com o objetivo de perceber o motivo do pedido da consulta, e para também conhecer a pessoa que está na consulta, depois quando necessário são aplicados instrumentos, devidamente validados cientificamente, que ajudarão a perceber melhor o que se passa a nível interno, sendo posteriormente definido o caminho a seguir para a realização da intervenção, procurando ajudar a pessoa a lidar melhor com o que quer que esteja a enfrentar, seja uma questão de saúde (mental, ou física), emocional, do quotidiano, ou consigo mesma.
A Psicologia Clínica é indicada para crianças, adolescentes, adultos e seniores, quer tenham ou não alguma psicopatologia, ou seja, não é preciso estar-se doente ou “ter-se alguma coisa” para se ir ao Psicólogo, podendo frequentar-se esta especialidade quando se tem algo para resolver, mas também quando queremos evitar ter, ou apenas porque queremos conhecer-nos melhor, ou perceber porque fazemos determinada coisa ou pensamos de determinada maneira. Podendo intervir com um público tão diversificado, as intervenções são sempre adequadas à idade do paciente, além da problemática que possa existir, e objetivos pretendidos.
As consultas de Psicologia Clínica podem ser um recurso valioso quer em momentos difíceis, como aquando de uma perda importante, ou mais desafiantes, como por exemplo nas mudanças de ciclo de ensino, nas escolhas profissionais, nas mudanças de carreira, mas também podem ser um recurso muito importante no dia a dia, uma vez que potenciam um maior auto-conhecimento e isso vai permitir a quem as frequenta sentir-se mais seguro, mais confiante para tomar as suas decisões.
Dra. Xxxx
Psicóloga
Na Fábrica do Sorriso desde 2019, formada pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada em 2013, Mestrado em Psicologia Clínica, e membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses desde 2015.
Desde sempre trabalhou com vários públicos, crianças, adolescentes e adultos, com e sem psicopatologias.
Uma equipa para si.
Na Fábrica do Sorriso temos uma equipa clínica totalmente dedicada ao paciente. O nosso objectivo é que se sinta seguro, confortável e feliz.
Trabalhamos diariamente para que a sua saúde seja a melhor possível.
Escolha uma das nossas clínicas.